[Oz] Visitas Conjugais ou Não (SE01EP02)

Visitas Conjugais ou Não (“Visits, Conjugal and Otherwise”)
SE01E02 – Exibido pela primeira vez em 14 de julho de 1997
Escrito por Tom Fontana e dirigido por Nick Gomez

Miguel Alvarez (Kirk Acevedo) está preso desde seu avô.

Miguel Alvarez (Kirk Acevedo) está preso desde seu avô.

Um dos temas recorrentes de Oz é o fato de que, apesar de ser física, a prisão não se limita aos seus muros.

Se existe uma característica que Tom Fontana não possui é a sutileza. O autor sempre coloca no título dos episódios os temas que quer discutir. Ricardo Alvarez (Tomas Milian) foi preso aos 18 anos, quando seu filho Eduardo (Jose R. Rosario) era um bebê. Só o viu novamente 18 anos depois, quando Eduardo foi mandado para Oz, deixando também seu bebê. O ciclo se repete novamente quando Miguel Alvarez (Kirk Acevedo) é preso e mandado para Oz. Sua namorada Maritza está grávida e ele, claro, não se importa com a criança. Os Alvarez estão presos no mesmo ciclo, pela mesma genética. Miguel já nasceu atrás das grades.

A guarda Diane Wittlesey (Edie Falco) mora à duas horas de distância da prisão, onde não encontra emprego. Para sustentar a mãe doente e a filha pequena, faz turnos seguidos em Oz. Está tão presa quanto os prisioneiros. O cadeirante Augustus Hill (Harold Perrineau) consegue ter ereções, mas não as percebe. Não sente prazer com sexo, mas o faz pela esposa.

Os personagens de Oz parecem sempre estar em um ciclo onde fazem o que não querem porque, ao que parece, não têm escolha. E é assim na vida. Sujeito nasce com um destino traçado, com ações e um formato de vida já determinado, seja pela cultura, pela família, classe social ou religião. E fugir disso parece impossível. Ou se muda, ou enfrenta-se as consequências. Dino Ortolani (Jon Seda) enfrentou, de seu jeito, as consequências de suas ações.

Aconselhado pela guarda Wittlesey, Tobias Beecher (Lee Tergesen) sai da reclusão após se tornar escravo sexual do neo-nazista Vern Schillinger (J.K. Simmons) e arranja uma visita conjugal com sua esposa, Genevieve (Susan Floyd). A primeira notícia que recebe de detrás dos muros de Oz? Sua filha desenhou a família, com bebê e cachorro, mas sem o pai. Ele está preso há um mês apenas e já está fora de sua família.

A visita conjugal de Beecher é uma das últimas. Após proibir os cigarros nas prisões, o governador James Devlin (Zeljko Ivanek), para economizar cerca de $3 milhões por ano e com a desculpa de que “os pagantes de impostos não deveriam arcar com os custos das regalias de prisioneiros”, proíbe as visitas conjugais. O líder negro Jefferson Keane (Leon Robinson), então, decide se casar com sua namorada Maevis, que está grávida. Ele vai ao diretor de Emerald City, Tim McManus (Terry Kinney), que promete resolver a questão junto ao diretor-geral Leo Glynn (Ernie Hudson). Glynn nega o pedido e Keane recorre ao líder muçulmano Kareem Said (Eamonn Walker). Sob pedidos de Said, Glynn autoriza o casamento, desmandando McManus e fazendo o diretor de City parece fraco.

Quando pensam em uma prisão, pensam em reclusão, em um lugar onde são colocados criminosos para distanciá-los da civilização. Por mais distantes que estejam, os presos continuam no caminho traçado. Ortolani se suicidou, como explicou o velho Bob Rebadow (George Morfogen) ao investigador Lenny Burruano (Skipp Sudduth). Miguel Alvarez precisou de uma intervenção do padre Ray Mukada (B.D. Wong), de seu pai e de seu avô para aceitar a responsabilidade de um filho. Jefferson Keane pediu a ajuda de McManus e Said para se casar e não apodrecer solitário na cadeia. O tempo todo, cada pessoa tenta quebrar seu destino. Algumas vezes, dá certo.

Advertisements

About Alvaro Olyntho

https://about.me/alvaroolyntho
This entry was posted in Ensaio, HBO, Oz, Primeira temporada. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s